ClimateLaunchpad

ClimateLaunchpad procura as melhores ideias de negócio para combater as alterações climáticas e os vencedores nacionais têm acesso a mais de 15 mil euros em prémios

.

Estão abertas as candidaturas para o ClimateLaunchpad, o programa internacional que está à procura das melhores ideias de negócio que estejam a combater as alterações climáticas. Em Portugal, a maior competição cleantech do mundo é organizada pela UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, LIPOR e Fórum Oceano/Hub Azul.

Agricultura, ar e meio ambiente, energia limpa, indústria limpa, armazenamento de energia, eficiência, transporte e água: são as categorias da iniciativa da União Europeia que quer fazer crescer os projetos cleantech de todo o mundo.

Os três vencedores da final nacional do ClimateLaunchpad vão representar Portugal na final regional da competição, usufruir de incubação gratuita na UPTEC durante quatro meses, além de mentoria, formação e outros prémios atribuídos pelos parceiros do programa.

Em Portugal, são vários as entidades que se associam à maior competição cleantech. A edição de 2023 conta com o apoio da 3xP Global, Faber, Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Câmara Municipal de Matosinhos, Crowe, Point Green Venture, S317 Consulting, Vieira de Almeida, Prio, Galp, Smart Waste Portugal e Pacto Português para os Plásticos.

Os três vencedores da Final Nacional vão ter acesso a incubação gratuita na UPTEC durante quatro meses, a formação nas áreas de impacto, sustentabilidade e/ou marketing no valor de 1000 euros da 3xP Global, vales de formação de 1000 euros da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, a 16 horas de consultoria da Point Green Venture e S317 Consulting, bem como a 15 horas de apoio jurídico da Vieira de Almeida, entre outros prémios. 

Ao longo do programa, todos os participantes vão ter oportunidade de participar num curso online e num bootcamp intensivo de 3 dias com um formador certificado da EIT Climate-KIC, a principal iniciativa da União Europeia em inovação associada ao clima. Além disso, os participantes terão acesso a treino de pitch e sessões de mentoria com especialistas em sustentabilidade ambiental e economia circular, incluindo profissionais das entidades organizadoras do programa em Portugal: UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, LIPOR e Fórum Oceano/Hub Azul.

Desde o início desta competição, em 2014, já se candidataram ao ClimateLaunchpad quase 14 mil ideias de negócio de 59 países de todo o mundo.  A decorrer em Portugal desde 2016, o programa já recebeu mais de 130 candidaturas, apoiou mais de 70 equipas e mais de 140 participantes. Além disso, Portugal conta também com três vencedores internacionais – Pavnext, Eco2blocks e Mudatuga. As candidaturas para ideias portuguesas estão abertas até ao dia 14 de maio e podem ser feitas aqui.

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

SIFIDE

Candidaturas até 31 de maio Estão abertas até 31 de maio as candidaturas ao Sistema de Incentivos Fiscais

Ler mais...