Setores Estratégicos 1

Economia do Mar e Água

Esposende, terra de rio e mar, é a “porta de acesso” aos recursos que o mar tem para nos oferecer: entre os quais os piscícolas e o sargaço.

Com reconhecimento internacional do seu potencial na ótica do investimento em tecnologias do mar, cria-se a oportunidade de inclusão num living lab para projetos ligados à biodiversidade e ecossistema associados ao mar, rios Neiva e Cávado e seu estuário.

Setores Estratégicos 2

Indústria

Reforço da proximidade ao setor Industrial e aposta estratégica na Cultura e Arte enquanto elementos essenciais do desenvolvimento.

Pretendem-se aumentar os efeitos de spillover junto da indústria – com particular ênfase nas criativas, de base tecnológica e de alto valor acrescentado – e alargar o controlo da cadeia de valor.

Setores Estratégicos 3

Agroalimentar 4.0

Incentivos para projetos que apliquem conceitos da Indústria 4.0 ao setor primário local: agricultura de precisão, com introdução de técnicas agrícolas modernas e sistemas de gestão com o objetivo de tornar a produção mais eficiente, tecnologia aplicada à agricultura.

Incentivos ao investimento em áreas inovadoras como a agricultura biológica e sustentável, a hidroponia e em nichos de culturas com tendência de crescimento até 2030 como é o caso da salicórnia (produto endógeno). Oportunidades para a instalação de indústrias de suporte como as de embalamento e conservação.

Setores Estratégicos 4

Turismo de Água, Tranquilidade e Natureza

Reforço da aposta no Turismo de Água, Tranquilidade e Natureza como forma de combater a sazonalidade.

Oportunidades no Turismo de Bem-Estar e Desportivo, com excelentes condições de afirmação de Esposende como capital portuguesa dos desportos náuticos (canoagem, kayak, kitesurf, mergulho, motonáutica, paddle, surf e bodyboard). Dinamização de Esposende como destino gastronómico (Dieta Atlântica), com o peixe e produtos do mar como ingredientes chave. Aposta no património histórico-cultural e no turismo religioso (Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela). 

Está preparado para fazer crescer o seu negócio?

Conheça ainda: