A Rede de Mentores contribui para a sobrevivência e expansão dos projetos apoiados garantindo o devido acompanhamento.

Lista em atualização...

Rede de Mentores 1

Adriana Mano

Fundadora; Artista Ativista, EcoDesigner e Empreendedora Social.

Zouri Footwear

Acredita nos negócios como uma força para o bem e por isso é a fundadora da Zouri Footwear, uma marca de calçado feito com resíduos plásticos retirados do oceano. Empreendedora Social e Pensadora Estratégica em diversas áreas: design, ecologia e empoderamento social. Especialista em Marketing, apaixonada por inovação, sustentabilidade e tecnologia fez dos plásticos apanhados nas praias do Norte a matéria-prima das sapatilhas Zouri.

Afonso Santos

Afonso Santos

Head of Sales; Co-fundador;

Velocidi; Founders Founders;

Afonso Santos apesar de ter nascido em Braga, apesar de já ter vivido em Londres e São Francisco, vive entre o Porto e Esposende. Licenciado em Eng. Electrotécnica e Computadores mas que nunca teve a possibilidade de excercer funções.

Actual Head of Sales Europe da empresa Nova Iorquina Velocidi (Customer Data Platform focada em eCommerce no sector da moda) é tambem co-Fundador da Founders Founders (incubadora de ScaleUp’s).

Desde os 16 anos que criou o seu próprio negócio (webdesign), passando pela criação e gestão de diversas empresas na àrea de IT, eventos e inclusive gestão de bares e discotecas. Esta diversidade de negócios e experiência fez com que o seu networking, a experiência em gestão, estratégia de crescimento, vendas e liderança, estivesse em constante desenvolvimento e aprendizagem. 

Com a empresa TUIZZI.com (Marketplace de publicidade exterior) fez parte da primeira geração dos empreendedores incubados no UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto) e conseguiu levantar a sua primeira ronda de investimento à Portugal Ventures e Invicta Angels.

Mais tarde aliou-se a outros 4 fundadores e criou a Founders Founders – uma comunidade que se diferencia por um modelo de mentoria entre-pares. Com residências de startups no Porto e em Lisboa, a Founders Founders é responsável por eventos relevantes para o ecossistema de empreendedorismo como Boom – Massive Growth Week, Founders Unconference, Founder Meets Founder, Incinerator, entre outros. Teve também na criação da Bytalk.com – Plataforma de Marketing Digital onde conseguiu criar parcerias com empresas como a NOS, L’Oréal, e muitas outras associações tanto a nível local como nacional.

Já na Velocidi, responsável pela criação da estratégia e equipa de vendas, em poucas semanas a ter-se juntado à equipa, conseguiu trazer clientes de peso tanto a nível nacional como internacional.

Em paralelo com o seu percurso profissional, a título pessoal tem sempre vindo a apoiar outros empreendedores e até mesmo a investir em alguns.

Rede de Mentores 2

Alexandra Vilar

Diretora Executiva

Zendensino

É licenciada em Marketing pela Universidade Fernando Pessoa, com pós-graduações em Profissionalização em Serviço para docente (Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica), em Organização e Gestão da Formação (Twofold) e Turismo e Gestão Hoteleira (ISCET), em fase de conclusão.
Docente na área marketing, gestão e hotelaria, sendo atualmente representante do Conselho de Administração da Zendensino – Cooperativa de interesse público de responsabilidade Limitada, exercendo a função de Diretora Executiva .

Iniciou a sua atividade profissional em 1996 como formadora na Escola Profissional de Esposende onde, para além de formadora, foi orientadora de Provas de Aptidão Profissional e de Estágios. Entre 2003 e 2016 foi Coordenadora do Curso Técnico de Restauração nível 4 e responsável pela Cozinha, Restaurante e Economato na mesma Escola. Entre 2016 e 2018 foi Diretora do Curso Técnico de Restauração- variante Cozinha/Pastelaria e Formadora, na Escola Profissional Amar Terra Verde (Vila Verde).

Entre 2017 e 2018, contribui para o livro ” Empresariato, casos de sucesso empresarial – Branding”, fazendo a análise/artigo sobre um caso de sucesso na área da restauração, sendo o livro lançado em janeiro de 2018 na Livraria Lello no Porto, mais concretamente nos Armazéns Castelo.

Tem presença habitual em eventos na área de educação, hotelaria e gastronomia.

Rede de Mentores 3

Alexandre Mendes

Fundadora; Artista Ativista, EcoDesigner e Empreendedora Social.

Zouri Footwear

Nos últimos dez anos, Alexandre Mendes vem consultando cidades, instituições públicas e multinacionais sobre temas relacionados com a inovação, empreendedorismo e o desenvolvimento de novos negócios. É ainda reconhecido por ter criado com sucesso programas de formação profissional para a Economia Digital, programas de re-skilling e por ser um agente influente na promoção do empreendedorismo e da transformação digital.
Alexandre Mendes foi até muito recentemente diretor executivo da Startup Braga, onde liderou o desenvolvimento de um ecossistema, o posicionamento estratégico que pretendia aumentar as probabilidades de sucesso da comunidade de 138 startups que integram a Startup Braga.

Rede de Mentores 4

Carlos Rosa

Diretor Geral; Presidente de Direção

Casa Alves; APCMC

Começou a trabalhar a tempo inteiro no negócio da família aos 18 anos, suspendendo os estudos para mais tarde os reiniciar e tornar-se num “eterno estudante”. 
Aos 20 anos participou na fundação da Casa Alves, empresa de distribuição no setor da construção, dando continuidade a um dos negócios da família, aos 24 anos participa na fundação da MGR Transportes. Concluiu o Bacharelato em Gestão na ESTG de Viana do Castelo, em 1994,  e compreende a importância do Marketing para o negócio. 
Licenciou-se em Marketing pelo ISAG em 1996 e aí recebeu o prémio IBM para o melhor aluno. 
Com o objetivo de compreender melhor o mundo dos negócios sustentáveis a longo prazo e escaláveis, frequenta e conclui em 2001 o MBA, na que é agora PBS – Porto Business School. Em 2009, foi um dos participante no 34º PADE – Programa de Alta Direção de Empresas da AESE – Escola de Negócios em colaboração com o IESE – Universidade de Navarra em Madrid. 
Foi convidado a participar no Conselho Consultivo da APCMC – Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção em 2008, acabando por integrar a Direção. Desde 2017 preside a esta associação empresarial de âmbito nacional em representação da Casa Alves – Materiais de Construção. 
É desde 2012 membro da Direção da Associação Esposende Solidário, Associação de Intervenção Social e apoio à Família. Casado, 3 filhos, o Pedro, o Francisco e a Margarida. A par de outras atividades é à Casa Alves e à família que dedica a maior parte do seu tempo.
Rede de Mentores 5

Clara Silva

Coordenadora da Unidade de Empreendedorismo

TecMinho

Licenciada em Relações internacionais Económicas e Politicas pela Universidade do Minho. É a Coordenadora da Unidade de Empreendedorismo da TecMinho.
 
Desde 2005, desempenha funções na área de Empreendedorismo da TecMinho, sendo as suas principais atividades ligadas ao fomento da cultura empreendedora na Universidade do Minho e ao apoio no lançamento de novos projetos empresariais de base tecnológica e de conhecimento intensivo gerados no meio académico. Na vertente do apoio à constituição de novas empresas é a coordenadora do Programa de Spin-offs da Universidade do Minho cujo objetivo consiste em atribuir o referido estatuto às candidaturas apresentadas, tendo sido formalmente atribuído a mais de 40 projetos empresariais. É responsável pelo Gabinete de apoio ao Empreendedorismo da TecMinho tendo promovido desde então cerca de 500 reuniões com empreendedores cuja finalidade consistiu na aferição de potenciais ideias de negócio inovadoras/base tecnológica.
Rede de Mentores 6

Elisabete Sá

Professora

Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho

Doutorada em Marketing e Estratégia e professora na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho desde 2002. Ao longo do seu percurso tem estado envolvida em várias iniciativas de promoção e apoio ao empreendedorismo, entre as quais, concursos de ideias de negócio, programas de formação de competências empreendedoras e programas de aceleração de projetos de negócio. É atualmente mentora científica de três spin offs académicas e dá apoio, sobretudo nas áreas da estratégia e marketing a empresas em fase de arranque.

Rede de Mentores 7

Fausto Torres

CEO

Signed web solutions

Licenciado em design de comunicação, fundou em 2009 a Signed, empresa de Esposende que arrancou no mercado de design gráfico e webdesign, e que no decorrer da sua evolução acrescentou a especialização no desenvolvimento de software.
Com mais de 15 anos experiência em webdesign e tecnologia, participa no desenvolvimento e planeamento de projetos nos mais vastos setores de negócio onde se inserem os seus clientes e parceiros, em desafios desde a criação de uma presença na web ao planeamento de um software de gestão à medida das necessidades do negócio.
Acredita que é possível aprender todos os dias e que há sempre ideias, conceitos e projetos novos para transformar.

Rede de Mentores 8

Helena Moura

Coordenadora e Gestora Operacional de Projetos de Empreendedorismo

TecMinho

Com mais de 10 anos de experiência profissional no planeamento, organização, desenvolvimento, execução, gestão e avaliação de projetos e programas de formação-ação. Iniciou o seu percurso profissional como coordenadora e gestora operacional de um programa de apoio à geração e desenvolvimento de ideias de negócio, intitulado IdeaLab – Laboratório de ideias de Negócio. Para além disso, faz mentoria e presta acompanhamento a empreendedores ao nível do desenvolvimento das suas ideias de negócio/projetos empresarias, aconselhamento dos melhores apoios a financiamento, incubação e criação de empresas/spin-off’s, elaboração e melhoria de planos de negócios. De acrescentar que organiza, dinamiza e modera eventos de promoção e de networking e coordena um programa de apoio à fase de pré-arranque e arranque de empresas com carácter de inovação/diferenciação, intitulado Laboratório de Empresas.

Rede de Mentores 9

Joana Barbosa

Coordenadora da START Esposende

START Esposende

Licenciada em Economia e com Mestrado em Economia Industrial e da Empresa tem um percurso fortemente ligado à transformação de ideias em negócios. Interveio em dezenas de palestras de empreendedorismo, foi responsável por um Gabinete do Empreendedor, foi técnica de empreendedorismo e mentora de vários jovens com espírito empreendedor. A acompanhar o empreendedorismo esteve a investigação, algo que a manteve fortemente ligada ao meio académico.
Mais recentemente geriu um projeto que visou promover a competitividade e captação de investimento na região Norte, através do apoio à gestão das áreas empresariais e serviços de acompanhamento personalizado para investidores nacionais e internacionais.
Atualmente, colabora com a divisão de Desenvolvimento Económico do Município de Esposende coordenando a atividade da START Esposende.
Rede de Mentores 10

João Carlos Freitas

Professor Convidado; Consultor e Empreendedor

PEA.ISCAP.IPP; Pacifique Sud

Nasceu no Porto, mas tem uma grande paixão por Esposende, que foi crescendo ao longo dos mais de 37 anos de ligação à cidade.

É Licenciado e com MBA em Finanças Empresariais. Tem mais de 15 anos de experiência na área da Consultoria a Empresas, apoiando-as em áreas como estratégias de E-commerce – Análise de Mercados e e-commerce Setup, desenho e implementação de sistemas de informação de apoio à gestão e gestão da comunicação.

É ainda Professor Convidado na Porto Executive Academy do ISACP na área da Internacionalização de Negócios e Internacionalização via E-commerce.

Rede de Mentores 11

João Ribeiro

CEO

PeekMed

É Engenheiro Biomédico com Mestrado em Informática Médica, perfecionista e apaixonado por tecnologia e imagiologia médica.
Fundou a PeekMed, um sistema de planeamento pré-operativo desenhado para cirurgias ortopédicas, com o objetivo de ajudar jovens cirurgiões ortopédicos a alcançar os mesmos resultados que o cirurgiões mais experientes através da tecnologia e, por conseguinte, a melhorar os resultados dos pacientes.
Acredita que a tecnologia desempenha um papel insubstituível no mundo, especialmente na medicina. Adora sushi. “O verdadeiro sushi, não o sushi de fusão.”
Rede de Mentores 12

José Marques da Silva

CEO

Finance XXI Consulting

Licenciado em Economia e Pós-graduado em Economia Europeia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e pelo Colégio Universitário de Estudos Federalistas, Aosta, Itália. Frequentou o 4º ano da licenciatura na Universidade Livre de Bruxelas (ULB).
Profissionalmente conta com uma experiência de mais de 20 anos na implementação de projetos de investimento e competitividade, empresarial e territorial, tendo assessorado operações no mercado nacional, em vários outros países europeus, bem como na África Subsariana e América latina. Foi co-Coordenador dos Planos Estratégicos e de Desenvolvimento Intermunicipal do Ave e do Tâmega e Sousa (2014-2020) e Coordenador Nacional do projeto de Internacionalização “i-PME para Angola – Brasil – Moçambique” (2008-2010). Coordenador do Projecto Esposende Empreendedor (2017-2018).
Tutor e orientador do curso de Managing Internationally da Porto Business School (2010-2015); Assistente nas Faculdades de Direito e Economia da Universidade do Porto (1996-2003) e Estagiário no Parlamento Europeu (Bolsa Robert Schuman) (1997).
Sócio Fundador das empresas FINANCE XXI Consulting, STRATEGY XXI, GLOBAL XXI Consultores e Fundador e Diretor da Revista ONE WORLD.
Rede de Mentores 13

Luís Ferreira

Docente Universitário e Consultor

ISCET, Lab2PT (UMinho) e Horwath - HTL

Doutor em Ciências Empresariais pela Universidade de Santiago de Compostela, com especialização em Planeamento Estratégico em Turismo. É Professor Especialista em Turismo e Lazer pelo Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo. Docente nas áreas do Turismo e do Marketing no Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo. É também Professor convidado de outras Universidades e Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais. Atualmente integra o Grupo de Investigação Space R (Espaço e Representação) do Lab2PT (Laboratório de Paisagens, Património e Território) da Universidade do Minho. Licenciado em Economia reparte a sua atividade de Docente e Investigador com a Consultoria a Organizações Públicas e Privadas. As suas áreas principais de investigação e de trabalho são o Planeamento Estratégico em Turismo, o Planeamento Estratégico de Destinos Turísticos, as Políticas Públicas e o Desenvolvimento do Turismo, as Tendências, o Turismo Criativo e a Organização e Gestão de Empreendimentos Turísticos, área em que tem assessorado grupos nacionais e internacionais em processos de reestruturação, reposicionamento do negócio e identificação de oportunidades de investimento. Em 2018 abraçou um novo projeto que envolve a investigação e a consultoria em Turismo Acessível e Inclusivo no Turismo e Hotelaria em parceria com a Accessible Portugal. Recentemente, em estreito trabalho e colaboração com vários Municípios, liderou as candidaturas à certificação desses territórios a Estação Náutica de Portugal.

Rede de Mentores 14

Miguel Novais

CEO

Katoa Lighting

Apaixonado por  desenvolvimento de negócio, investimento e inovação.
Atualmente assume a liderança da Katoa, fabricante e marca portuguesa de iluminação.
Procura sempre retirar o melhor de cada um e de cada situação para entregar o maior valor possível.
Formado em Gestão e em Tecnologias de Informação e Comunicação entre vários outros cursos como por exemplo teatro de improviso.
Acredita no aprender fazendo, multifacetado e autodidata, ainda acha que está tudo por fazer.
Miguel Novais é um eterno sonhador com os pés e as mãos cada vez mais na terra.
Rede de Mentores 15

Nuno Rocha

Co-fundador

InflightIT

É um líder, com um vasto conhecimento de soluções tecnológicas e grande capacidade de decisão.
Sendo o responsável pelo desenvolvimento e consultor tecnológico, o Nuno leva os projetos na direção certa. Tem experiência na tomada de decisões quanto à arquitetura e tecnologias na fase na fase embrionária dos projetos para que estes sejam construídos numa base sólida dando-lhes a liberdade de crescer de forma saudável. É responsável por fazer a ponte entre aquele que imagina o produto e a equipa de desenvolvimento para que o projeto seja criado como um todo e que seja realmente uma resposta às necessidades do cliente.
Possui uma ampla e capaz visão em soluções tecnológicas e é também um excelente tomador de decisões.
Rede de Mentores 16

Rui Santos

Co-fundador; VP of Growth

Founders Founders; Infraspeak

Rui Santos Couto nasceu no Porto. É um empreendedor, co-fundador da Founders Founders e VP of Growth da Infraspeak. 
 
Começou a criar negócios desde muito cedo, o que lhe permitiu reunir uma experiência sólida em estratégias de crescimento, marketing, vendas e liderança de equipas. Fundou a primeira empresa durante o primeiro ano de faculdade. Eram os primeiros dias do marketing digital em Portugal. Os anos seguintes foram passados a criar e a executar estratégias de marketing e crescimento, numa altura em que o Google e as primeiras redes sociais eram já uma realidade.
 
Faz parte das primeiras gerações de empreendedores com incubação no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. A experiência em marketing e tecnologia levou-o a criar uma plataforma de gestão de marketing. Conquistou clientes um pouco por todo o Mundo e foi adquirida, posteriormente, por um grupo internacional dinamarquês. 
 
No últimos anos, juntou-se a quatro fundadores, no Porto, para criar a Founders Founders – uma comunidade que se diferencia por um modelo de mentoria entre-pares. Com residências de startups no Porto e em Lisboa, a Founders Founders é responsável por eventos relevantes para o ecossistema de empreendedorismo como Boom – Massive Growth Week, Founders Unconference, Founder Meets Founder, Incinerator, entre outros. 
 
Através da Infraspeak, a solução que permite ultrapassar os desafios de gestão de manutenção e infraestruturas através de uma plataforma de software inovadora, Rui Santos Couto ajuda a crescer uma empresa que tem, em 2020, clientes em 10 países e escritórios no Porto, Londres, Barcelona e Florianópolis.
 
O trabalho de Rui Santos Couto em várias startups, e na Founders Founders, tem dado um contributo importante para o desenvolvimento do empreendedorismo tecnológico em Portugal.
Rede de Mentores 17

Rui Silva

Chief Product Officer

A.P.Moller-Maersk eCommerce Logistics

Descreve-se como um jovem dinâmico, que utiliza a tecnologia como forma de melhorar o mundo. Disléxico e introvertido, desenvolveu a sua carreira maioritariamente no estrangeiro, onde desempenha actualmente funções de Direção no grupo A.P.Moller-Maersk. Licenciado em Gestão e com um MBA na Universidad Camilo Jose Cela em Madrid, Rui gosta de combinar tecnologia e negócio, de forma a obter o melhor dos dois mundos. Foi galardoado em 2020 com o prémio de melhor Lider Digital da Europa e faz parte de um restrito grupo de membros do Conselho de Tecnologia da Forbes.
Rede de Mentores 18

Rui da Costa

CEO

Gubec - I&D in Textiles

Completou o Mestrado em Engenharia Civil, em 2016, na Universidade do Minho. Ainda em 2016, nessa mesma instituição, iniciou o Mestrado em Engenharia Industrial no ramo de Gestão Industrial, terminando em 2018 com a categoria de Especialização.
Iniciou a sua atividade profissional em 2017 na empresa da família, Becri – Malhas e Confecções S.A, em Barcelos. Durante um período, passou por todos os setores, de maneira a ganhar conhecimentos e a experiência necessária relativa ao método de trabalho da empresa e da indústria têxtil. Esta foi uma etapa fundamental pois permitiu-lhe desempenhar as funções no departamento de gestão e planeamento da produção.
Desde que iniciou funções laborais, participa ativamente no desenvolvimento e execução de novos projetos de investimento realizados pelo grupo empresarial. Um desses projetos, efetuado em 2018, foi a aquisição de uma unidade industrial em Esposende – Gubec – I&D in Textiles -onde, até ao momento, desempenha as funções de Diretor Geral (CEO) da empresa.
Rede de Mentores 19

Simão Soares

CEO e Presidente da Associação

SilicoLife; Associação Portuguesa de Bioindústria

Licenciado em Engenharia Informática e Mestre em Bioinformática sempre esteve envolvido no mundo dos negócios.
É diretor executivo (CEO) e fundador da SilicoLife, a biotecnológica que combina a inteligência artificial e a biologia para desenhar processos biológicos sustentáveis para a produção de químicos. Simão Soares preside ainda a Associação Portuguesa de Bioindústrias (P-Bio). 

Comece já a fazer crescer o seu negócio em Esposende!

Conheça também: