Porquê Esposende 1

Localização e Infraestruturas

Com uma das melhores localizações geográficas do Norte de Portugal, Esposende localiza-se a cerca de meia hora de viagem de importantes pólos urbanos como Braga, Porto e Viana do Castelo. Esta proximidade constitui-se essencialmente como uma grande vantagem, facilitando, por exemplo, os movimentos pendulares e é facilitada pela excelente rede rodoviária. Isto permitiu dotar Esposende de recursos humanos qualificados e capazes de responder às diferentes necessidades do tecido empresarial. A cerca de 30 minutos de distância localizam-se o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e dois importantes portos de mar (o Porto de Leixões e o Porto de Viana do Castelo, estando também próximo do Porto de Vigo). A grande proximidade encontram-se também dois terminais ferroviários.

Porquê Esposende 2

Tempo para Viver

Em Esposende há tempo para viver. A proximidade a grandes centros urbanos permite-lhe desfrutar do seu dinamismo, mas sem perder a sua identidade como pequena cidade com grande qualidade de vida. A existência de recursos naturais únicos, com destaque para o Parque Natural Litoral Norte, as experiências gastronómicas proporcionadas e as várias ecovias e passadiços que o caracterizam, proporcionam aos habitantes um bom balanço vida-trabalho e uma vida cultural ativa. Tudo isto coloca Esposende na rota para se tornar no “território mais feliz” da região Norte.

Porquê Esposende 3

Qualidade Ambiental

A Natureza é parte integrante de Esposende e da vida quotidiana dos seus habitantes, não devendo o desenvolvimento económico envolver nunca um prejuízo do meio ambiente envolvente. Assim, Esposende rejeita absolutamente qualquer tipo de atividade poluente, que coloque em risco a qualidade ambiental do concelho e dos seus habitantes. O território pretende liderar todos os indicadores de qualidade ambiental na região Norte até 2030 e estabelecer as bases para se tornar no primeiro concelho português a atingir a “neutralidade carbónica” antes de 2050.

Porquê Esposende 4

Incentivos

A Câmara Municipal disponibiliza, como fatores estratégicos e de estímulo, um conjunto de Incentivos fiscais e municipais (Reduções e Isenções) a investidores privados e institucionais, consciente da emergente necessidade em disponibilizar um ambiente favorável ao investimento.

  • Aplicação da taxa mínima de IMI
  • Isenções totais ou parciais de outras taxas municipais
  • Concessão de benefícios fiscais nos impostos a cuja receita o Município tenha direito
  • Realização ou comparticipação de infraestruturas inseridas em áreas prioritárias de desenvolvimento económico e incluídas em orçamento ou reconhecidas como de interesse municipal pela Assembleia Municipal
  • Cedência parcial e temporária de espaços e equipamentos de apoio administrativo
  • Sem derrama

Saiba mais sobre Esposende e o seu posicionamento no ranking do Cávado ao analisar a informação estatística de caracter económico e demográfico que aqui se partilha.

Está preparado para fazer crescer o seu negócio?

Conheça ainda: