A START Esposende é um espaço onde as ideias ganham vida e os negócios encontram as condições certas para crescer. Para dar a conhecer as histórias inspiradoras e os projetos que fazem parte da nossa incubadora, criamos a START Stories, uma rúbrica que destaca o percurso, os desafios e as conquistas dos nossos incubados.
Cada história é um exemplo de inovação, resiliência e crescimento, mostrando o impacto da START Esposende no desenvolvimento de negócios de sucesso. Na oitava edição, damos destaque ao Filipe Gandra – Saúde e Produção Animal, que tem o objetivo de auxiliar produtores pecuários a melhorar os resultados produtivos dos seus negócios, melhorando a saúde e bem-estar dos seus animais.
.
Como nasceu a ideia do Filipe Gandra – Saúde e produção animal? Qual foi a inspiração por trás do negócio?
A Filipe Gandra – Saúde e Produção Animal nasceu com o objetivo de integrar a prestação de serviços médico-veterinários em explorações com consultoria técnica e formação dirigida a produtores pecuários. A inspiração veio do meu gosto pelo ensino e da necessidade de formação prática e orientada para a saúde dos animais de produção, que identifiquei no terreno ao trabalhar com produtores.
.
Qual é o principal objetivo da empresa e o problema que procuram resolver no mercado?
O objetivo é melhorar a saúde, o bem-estar e a produtividade de explorações de bovinos, ovinos e caprinos, integrando serviços clínicos e preventivos em campo, consultoria com indicadores e formação prática para produtores.
O problema que resolvemos é a lacuna entre o conhecimento técnico e a sua aplicação diária na exploração: muita atuação ainda é reativa (tratar em vez de prevenir), há falta de protocolos simples, pouca monitorização de dados (sanidade, mortalidade neonatal, fertilidade) e dificuldade em formar e alinhar a equipa na exploração.

.
Como é que a START Esposende contribuiu para o crescimento do Filipe Gandra – Saúde e produção animal e que recursos ou apoios oferecidos pela START Esposende tiveram maior impacto no desenvolvimento da empresa?
A START Esposende contribuiu para o crescimento do Filipe Gandra – Saúde e Produção Animal através de três pontos:
- Das suas infraestruturas, com a utilização do espaço de cowork, o que me permitiu ter condições de trabalho para criação de conteúdos para formações.
- A rede de mentores: uma grande vantagem. As sessões de orientação ajudaram-me a afinar decisões e a ajustar a oferta de serviços.
- Ecossistema e workshops: o ambiente empreendedor e o contacto com outros empreendedores geraram um desafio saudável que permitiu desenvolver o projeto. Os workshops da START funcionaram como momentos de reflexão prática, levando-me a adaptar ideias ao meu negócio e a priorizar o que traz impacto nas explorações.
.
Quais foram os maiores desafios que enfrentaram no início e como a START ajudou a superá-los?
No início, os maiores desafios foram dar o salto do técnico para o negócio, clarificar a oferta (foco em clínica médica e preventiva e consultoria) e posicionar a formação (que dou atualmente através de uma empresa parceira). A START Esposende ajudou-me precisamente no momento de maior incerteza: ao utilizar o cowork, aceder à rede de mentores e participar em workshops, ganhei clareza de prioridades e conhecimento prático sobre como avançar no desconhecido e traduzir ideias em passos concretos.
.
Quais foram os principais marcos alcançados pelo Filipe Gandra – Saúde e produção animal?
Os principais marcos do Filipe Gandra – Saúde e Produção Animal foram:
- Presença digital: criação das redes sociais com conteúdos práticos, que trouxeram visibilidade e novos clientes.
- Parcerias de formação: colaboração com empresas de formação que me integram como formador, ampliando o alcance junto de produtores e reforçando a credibilidade técnica do projeto.
.
Podem partilhar algum projeto de destaque ou cliente com quem já trabalharam?
Um projeto de destaque é a parceria com a AgroB, onde colaboro como formador. Esta colaboração ampliou o alcance junto de produtores, permitiu troca de conhecimento em contexto real e trouxe feedback estruturado que hoje integro na clínica e na consultoria.
.
Há algo que teriam feito de forma diferente durante a trajetória da empresa?
O que teria feito diferente:
- Clarificado de imediato o modelo da formação em parceria
- Montado uma rotina mínima de marketing digital (porque as redes sociais começaram a gerar clientes rapidamente e mereciam consistência).
.
Quais são os planos futuros para o Filipe Gandra – Saúde e produção animal.? Há novos produtos ou serviços a caminho?
No futuro o plano é lançar formação própria, essencialmente online, para produtores pecuários.
.
Que mensagem gostariam de deixar para outros empreendedores que estão a pensar em incubar os seus negócios na START Esposende?
A minha mensagem para quem está a ponderar incubar na START Esposende é simples: independentemente da fase – ideia embrionária ou negócio já implementado – vão encontrar pessoas e um ambiente que aceleram o desenvolvimento do negócio.
Dois pontos a reter:
- Foco e companhia. Empreender é muitas vezes solitário: manter-te próximo de quem faz um caminho semelhante ajuda a manter o foco e a disciplina.
- Usa o ecossistema ao máximo. O networking natural da START e a rede de mentores são fundamentais para clarificar e organizar ideias e implementar mais rápido e melhor.
.
Obrigado, Filipe.
.
Reveja as outras START Stories:
– START Stories #1 | Strive: A Agência Criativa que Compreende e Conecta a Geração Z https://www.startesposende.pt/noticias/start-storie-1-strive-a-agencia-criativa-que-compreende-e-conecta-a-geracao-z/
– START Stories #2 | Lympid: O projeto que democratiza o acesso a ativos premium do mundo real https://www.startesposende.pt/noticias/start-stories-2-lympid-o-projeto-que-democratiza-o-acesso-a-ativos-premium-do-mundo-real/
– START Stories #3 | Inflight IT: Tecnologia com propósito, experiência com impacto https://www.startesposende.pt/noticias/start-stories-3-inflight-it-tecnologia-com-proposito-experiencia-com-impacto/
– START Stories #4 | AIM Cancer Center: O centro de referência em oncologia e estilo de Vida https://www.startesposende.pt/noticias/start-stories-4-aim-cancer-center-o-centro-de-referencia-em-oncologia-e-estilo-de-vida/
– START Stories #5 | Bordata: Capacitar Empresas com Decisões Informadas por Dados https://www.startesposende.pt/noticias/start-stories-5-bordata-capacitar-empresas-com-decisoes-informadas-por-dados/
– START Stories #6 | Blue Bees: Conteúdo que conecta, imagem que transforma https://www.startesposende.pt/noticias/start-stories-6-blue-bees-conteudo-que-conecta-imagem-que-transforma/
– START Stories #7 | Mini Academia: Uma inspiração para as crianças para uma vida ativa e paixão pelo desporto https://www.startesposende.pt/noticias/start-stories-7-mini-academia-uma-inspiracao-para-as-criancas-para-uma-vida-ativa-e-paixao-pelo-desporto/



