A START Esposende
é um espaço onde as ideias ganham vida e os negócios encontram as condições certas para crescer. Para dar a conhecer as histórias inspiradoras e os projetos que fazem parte da nossa incubadora, criamos a START Stories, uma rúbrica que destaca o percurso, os desafios e as conquistas dos nossos incubados.
Cada história é um exemplo de inovação, resiliência e crescimento, mostrando o impacto da START Esposende no desenvolvimento de negócios de sucesso. Na sexta edição, damos destaque à Blue Bees, uma empresa que produz vídeos e fotos que captam a essência e as experiências proporcionadas pelas marcas, transformando seu valor percebido e potencializando resultados.
.
Como nasceu a ideia da Blue Bees? Qual foi a inspiração por trás do negócio?
A BLUE BEES nasceu a partir do background de Guilherme Zollim, que tem mais de uma década de experiência no mercado audiovisual brasileiro, e da formação profissional de Kenya Lampert, profissional da área de comunicação e marketing.
Com a mudança do Brasil para Portugal nasce a BLUE BEES, em um projeto de incubação na Start Esposende, com o intuito de agregar ao mercado português a expertise da produção audiovisual com foco nas necessidades do cliente.
Nossa principal inspiração foi agregar valor às marcas do mercado português, a partir do nosso know-how e influências trazidas do mercado brasileiro.

.
Qual é o principal objetivo da empresa e o problema que procuram resolver no mercado?
O principal objetivo da BLUE BEES é comunicar através do audiovisual a essência e as experiências proporcionadas pelas marcas, com a finalidade de transformar o seu valor percebido e potencializar os seus resultados.
Atualmente, a procura por produções de conteúdo audiovisual é massiva, então as marcas devem estar preparadas para comunicar de forma eficaz no meio digital. A BLUE BEES, com a sua expertise, possibilita e auxilia as marcas a comunicarem sem perder a sua essência e identidade, combinando arte e técnica.
.
Como é que a START Esposende contribuiu para o crescimento da Blue Bees e que recursos ou apoios oferecidos pela START Esposende tiveram maior impacto no desenvolvimento da empresa?
A START Esposende teve um papel fundamental para a criação da BLUE BEES, principalmente na adaptação da empresa para o mercado português. A estrutura de atendimento, rede de mentores e iniciativas para a conexão com outras empresas e incubados tiveram grande impacto no desenvolvimento da empresa.
.
Quais foram os maiores desafios que enfrentaram no início e como a START ajudou a superá-los?
Sem dúvida o maior desafio foi conciliar a mudança de país com a criação de um novo negócio, em um ambiente em que não tínhamos nenhuma rede de apoio ou contacto para o desenvolvimento do negócio.
A START, através da Joana, sempre nos apoiou e ofereceu ajuda para o desenvolvimento da BLUE BEES, e as iniciativas e o programa de incubação nos permitiu desenvolver o negócio de forma mais sólida, além de nos conectar com pessoas e empresas que hoje se relacionam connosco de alguma forma.
.
Quais foram os principais marcos alcançados pela Blue Bees?
O nosso trabalho não se limita às fronteiras. Em fase inicial de desenvolvimento do negócio, já contamos com equipa para o desenvolvimento de trabalhos no Brasil, principalmente na região Sul e São Paulo. Pretendemos fortalecer o nosso negócio em Portugal ao agregar marcas de relevância nacional, além de poder contribuir para o crescimento de pequenos e
médios negócios.
.
Podem partilhar algum projeto de destaque ou cliente com quem já trabalharam?
A BLUE BEES desenvolveu um projeto com a FULL BELLY, outra incubada da START, com o intuito de gerar conteúdos próprios com estética publicitária, incluindo vídeos do preparo do alimento para cães, além de fotografias e pack de produto para anúncios e website.

Além disso, temos orgulho em ter desenvolvido o projeto Light the Future, para a empresa CRANTEC de Esposende, que tinha como objetivo a criação de um filme que demonstrasse os benefícios dos produtos e da solução para a apresentação numa feira de negócios de Paris. https://vimeo.com/1101481942
Há algo que teriam feito de forma diferente durante a trajetória da empresa?
Certamente. Parte do desenvolvimento e da aprendizagem até aqui faz-nos perceber alguns pontos de melhoria, erros que poderiam ter sido evitados e pontos que poderiam ter sido priorizados. Porém, a trajetória também faz a empresa, então usamos os equívocos do passado para melhores práticas no presente e futuro.
.
Quais são os planos futuros para a Blue Bees? Há novos produtos ou serviços a caminho?
A curto e médio prazo desejamos consolidar a marca como prestadora de serviços de audiovisual, ao trabalhar com clientes de atendimento recorrente e a criação de campanhas para marcas relevantes, de forma a aumentar a equipa.
Também estamos na consolidação de parcerias com empresas que prestam serviços complementares ao da BLUE BEES, como desenvolvimento web, design, estratégia de tráfego e gerenciamento de redes sociais para oferecer aos nossos clientes a possibilidade de comunicar de forma mais integrada e eficiente.
.
Que mensagem gostariam de deixar para outros empreendedores que estão a pensar em incubar os seus negócios na START Esposende?
Seja de Portugal ou de outro país, confiar na START para o desenvolvimento do negócio independente da fase em que esteja, é uma ótima decisão. Além de desfrutar dos serviços disponíveis, como estrutura de coworking, rede de mentores, acesso a eventos e palestras importantes para negócios, está localizada numa cidade pela qual facilmente se apaixona, Esposende.
.
Obrigado Kenya e Guilherme.
Obrigado Blue Bees.
.
Reveja as outras START Stories:
– START Stories #1 | Strive: A Agência Criativa que Compreende e Conecta a Geração Z https://www.startesposende.pt/noticias/start-storie-1-strive-a-agencia-criativa-que-compreende-e-conecta-a-geracao-z/
– START Stories #2 | Lympid: O projeto que democratiza o acesso a ativos premium do mundo real https://www.startesposende.pt/noticias/start-stories-2-lympid-o-projeto-que-democratiza-o-acesso-a-ativos-premium-do-mundo-real/
– START Stories #3 | Inflight IT: Tecnologia com propósito, experiência com impacto https://www.startesposende.pt/noticias/start-stories-3-inflight-it-tecnologia-com-proposito-experiencia-com-impacto/
– START Stories #4 | AIM Cancer Center: O centro de referência em oncologia e estilo de Vida https://www.startesposende.pt/noticias/start-stories-4-aim-cancer-center-o-centro-de-referencia-em-oncologia-e-estilo-de-vida/
– START Stories #5 | Bordata: Capacitar Empresas com Decisões Informadas por Dados https://www.startesposende.pt/noticias/start-stories-5-bordata-capacitar-empresas-com-decisoes-informadas-por-dados/