Projetos I&D+I – Alimentação Sustentável

Aviso N.º 12/ C05-i03/2021

.

Condições de acesso e elegibilidade dos Projetos

– Investimentos associados a projetos de investigação, desenvolvimento e inovação, centrados prioritariamente em abordagens mais próximas do mercado (investigação industrial, experimental e inovação), incluindo atividades de transferência de tecnologia e de demonstração, com vista à sua introdução no mercado;
– Investimentos associados ao plano de comunicação e capacitação técnica a desenvolver.

.

Área geográfica de aplicação e âmbito setorial
– Os projetos a apoiar devem ser desenvolvidos no território nacional, devendo as entidades integrantes nas parcerias ter um estabelecimento legalmente constituído em qualquer uma das regiões NUT II;
– Setores agrícola e agropecuário, agroalimentar e florestal.

.

Despesas elegíveis
Despesas decorrentes da execução do plano de ação, coordenação, dinamização e implementação do plano
de ação, bem como o acompanhamento e a avaliação do plano de ação:

  1. Despesas com pessoal
  2. Custos simplificados na modalidade de custos indiretos sobre as despesas com recursos humanos de 40%, de acordo com o Regulamento (UE) N. o 1303/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho.

.

Plano de ação
Contributo para as metas da Agenda de investigação e inovação para a sustentabilidade da agricultura, alimentação e agroindústria – Agenda RE-C05-i03 e objetivos operacionais da Iniciativa Emblemática 1 “Alimentação Sustentável”.

O projeto deve enquadrar-se numa das seguintes linhas:

LA 1.1. Consumo: fomentar o acesso a alimentos seguros, diversificados, de época e de qualidade (e.g. restauração coletiva, mercados locais, circuitos curtos).
LA 1.2. Produtos: introduzir tecnologias e medidas de rastreabilidade e autenticidade dos produtos (como tecnologias baseadas em blockchain).
LA 1.3. Dieta Mediterrânica: promover e valorizar a Dieta Mediterrânica.
LA 1.4. Comunicação: informar, formar e educar para uma alimentação saudável e sustentável, e visando o combate ao desperdício alimentar.

Mais informações aqui.

Partilhar:

Facebook
LinkedIn
Email