O Eurostars é um instrumento de financiamento que apoia PMEs inovadoras e parceiros de projetos (grandes empresas, universidades, organizações de pesquisa e outros tipos de organizações) financiando projetos internacionais colaborativos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
.
Ao participar, as organizações podem candidatar-se a financiamento público para projetos internacionais colaborativos de P&D em todas as áreas.
.
O período de apresentação de candidaturas a projeto I&D e inovação decorre entre 4 de julho e 4 de setembro de 2025 às 14h00 (hora de Bruxelas) utilizando a plataforma de projetos (myeurekaproject.org ).
.
Para se uma candidatura ao programa Eurostars, deve definir-se a ideia de projeto, colaborar internacionalmente compartilhando conhecimento e desenvolver produtos, processos ou serviços que possam ser facilmente comercializados. As candidaturas de projetos devem cumprir obrigatoriamente os seguintes critérios de elegibilidade:
- O consórcio do projeto tem de ser liderado por uma PME inovadora de um país Eurostars;
- O consórcio do projeto tem de ser composto por, pelo menos, duas entidades independentes uma da outra;
- O consórcio do projeto tem de ser composto por entidades de, pelo menos, dois países Eurostars, com pelo menos uma organização proveniente de um país associado da UE ou do Horizonte Europa;
- O orçamento das PME de um país Eurostars, excluindo a subcontratação, tem de ser igual ou superior a 50% do custo total do projeto;
- Nenhum participante ou país pode ser responsável por mais de 70% do orçamento do projeto;
- A duração do projeto tem de ser de 36 meses ou menos;
- O projeto tem de ter foco exclusivo em aplicações civis.
.
As entidades que tiverem interesse nesta linha de financiamento podem acompanhar os webinars promovidos pela Rede Eureka e pela ANI. Os webinars visam esclarecer regras, critérios de elegibilidade e processos de candidatura. Para mais informação relativa aos webinars, aqui.
.
Para mais informações sobre a 9º Convocatória de projetos Eurostars, aqui.