O Município de Esposende, através da START Esposende, promove a 5ª Leadereasy, uma sessão de partilha e capacitação com o intuito de mobilizar a START Esposende, as startups e a comunidade em geral, para a dinamização dos seus projetos promovendo a ativação e reforço da sua presença digital, a desmaterialização de processos, a implementação de práticas inovadores e a adaptação constante ao mercado.
.
Sob o tema “Liderança e Gestão da Mudança na Era Digital”, esta sessão tem como objetivo principal capacitar o empreendedor com ferramentas e conhecimentos que lhe permita explorar o papel da liderança em processos de transformação digital, desenvolver estratégias, gerir resistências e envolver equipas, e capacitá-lo para uma cultura de inovação e agilidade.
.
Programa
17h00 – Acolhimento & Check-in
17h05:
– Liderança digital: características do líder digital (visão estratégica, adaptabilidade, incentivo à aprendizagem contínua), gestão de equipas em ambientes de rápida mudança tecnológica.
– Cultura organizacional e gestão da mudança: como criar uma cultura favorável à experimentação e inovação; estratégias para envolver colaboradores na transformação e gerir resistências internas.
– Planeamento e governance da transformação: elaboração de um roadmap de iniciativas digitais, estabelecimento de marcos e quick wins, alocação de recursos e orçamento, governance ágil (metodologias Scrum/Kanban aplicadas a projetos de transformação).
18h00:
– Ferramentas de apoio: modelos de maturidade digital (avaliação do estágio da ideia de negocio – analise de uma ferramenta online de auto-avaliação para PME disponível no programa Portugal Digitalportugaldigital.gov.pt), indicadores- chave de desempenho (KPIs) para transformação digital.
– Capacitação e gestão de talentos: identificar necessidades de formação em competências digitais, atrair e reter talento qualificado, estabelecer parcerias (por ex., com startups ou universidades) para inovação aberta. 18h40: Perguntas e Respostas
19h00: Encerramento.
.
Orador
Fernando Guedes

Fernando Guedes é Engenheiro Civil, formado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e doutorando em Ciência e Tecnologia Web na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro / Universidade Aberta. A sua investigação atual foca-se no impacto da Inteligência Artificial Generativa em contextos organizacionais, procurando desenvolver modelos de maturidade que facilitem a adoção estratégica destas tecnologias por parte de pequenas e médias empresas. Ao longo de mais de 15 anos de atividade, tem desempenhado funções de coordenação e gestão de projetos complexos, sobretudo nas áreas da reabilitação urbana, habitação acessível e planeamento estratégico, em articulação com entidades públicas e privadas. A sua passagem pela Porto Vivo, SRU permitiu-lhe integrar conhecimento técnico com práticas de desenvolvimento territorial e intervenção em políticas públicas. Nos últimos anos, tem concentrado a sua atuação na transformação digital de organizações, colaborando com instituições sociais, startups e redes empreendedoras no desenho de soluções digitais adaptadas, sustentáveis e centradas nas pessoas. Participa regularmente em projetos de capacitação, programas formativos e ações estratégicas focadas na inovação e no reforço da competitividade. Paralelamente, é presidente da direção de uma associação dedicada à cooperação internacional, cronista em órgãos de comunicação social e formador certificado. A sua abordagem cruza pensamento crítico, sensibilidade organizacional e compromisso cívico, procurando contribuir para contextos de mudança informada, responsável e transformadora.
.
O projeto START Esposende Digital Way é promovido pelo Município de Esposende, através da START Esposende, e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito da medida “Vales para Incubadoras e Aceleradoras”.
.
Formalize-se a sua inscrição aqui.