IgniSTART – O programa de ideação que dá o primeiro impulso às suas ideias

O Município de Esposende, através da START Esposende, lança o 1º IgniSTART, um programa de ideação especialmente desenhado para apoiar empreendedores no desenvolvimento e estruturação das primeiras ideias de negócio.

O IgniSTART representa um percurso que proporciona um espaço seguro e dinâmico para transformar ideias iniciais em conceitos de negócio claros e com potencial de crescimento. O programa inclui workshops práticos, sessões de mentoria especializada e tempo dedicado ao desenvolvimento individual de cada projeto. Neste, os participantes serão acompanhados por uma equipa de formadores e mentores experientes, com o objetivo de acelerar o seu progresso desde a ideia até à construção de um conceito de negócio validado.

Objetivos do Programa:

  • Transformar ideias em modelos de negócio viáveis e sustentáveis
  • Trabalhar o posicionamento digital, estratégia e equipa
  • Definir estratégias de marketing e comunicação eficazes
  • Preparar a abordagem a financiamento e investimento
  • Apoiar o desenvolvimento individual de cada projeto

.

Cronograma

Programa

Dia 1. Da Ideia ao Modelo de Negócio

Workshop

Data: 16 de julho

Horário: 14h30 às 16h30

Nesta Primeira Sessão os participantes vão refletir sobre o verdadeiro propósito do seu negócio.

Programa:

  • Boas-vindas e apresentação da equipa e dos participantes.
  • Introdução ao ciclo IGNISTART: objetivos, estrutura e expectativas.
  • Tema central – o modelo de negócio: “Pensar o negócio: o que resolves, para quem, e como ganhas dinheiro”.
  • Construção do Business Model Canvas.

Oradora:
Carla Duarte

Moderação:

Ana Mendonça

Mentoria

Data: 16 de julho

Horário: 17h00 às 19h00

Auxílio e análise crítica dos modelos desenvolvidos pelos empreendedores.

Mentoria individualizada para ajudar os empreendedores a construir o seu próprio Business Model Canvas e clarificar o seu modelo de negócio.

Mentores:
Ana Mendonça, Carla Duarte e Carlos Bessa

.

Dia 2. Posicionamento, SWOT & Pessoas (RH)

Workshop

Data: 17 de julho

Horário: 17h00 às 19h00

Nesta Sessão os participantes vão fortalecer a sua visão estratégica e humana do negócio.

Programa:

  • Onde te posicionas no mercado digital?
  • Análise de concorrência e proposta de valor.
  • SWOT digital: forças, fraquezas, oportunidades e riscos.
  • Quem faz isto acontecer? – Mapeamento de equipa, perfis a atrair, cultura e liderança.

Oradora:
Alda Rosendo

Moderador:

Carla Duarte

.

Dia 3. Posicionamento, SWOT & Pessoas (RH)

Mentoria

Data: 18 de julho

Horário: 17h00 às 19h00

Mentoria individualizada para ajudar os empreendedores a realizarem análise do posicionamento da empresa no mercado e a compreender a vertente humana de uma empresa.

Mentores:
Alda Rosendo, Ana Mendonça, Carla Duarte

.

Dia 4. Financiamento do projeto

Workshop

Data: 21 de julho

Horário: 17h00 às 19h00

Nesta sessão os empreendedores irão compreender as várias fontes de financiamento, o que cada tipo de financiador valoriza e como abordar.

Programa:

  • Fontes de Financiamento: crédito, fundos nacionais e europeus;
  • Modalidades de crédito e como funcionam;
  • Como recorrer a incentivos comunitários e nacionais;
  • Apresentação a diferentes públicos: banca, investidores e parceiros

Oradora:
Ana Mendonça

Moderação:

Carla Duarte

.

Dia 5. Financiamento do projeto

Mentoria

Data: 22 de julho                                                                                          

Horário: 17h30 às 19h30

Mentoria individualizada para ajudar os empreendedores à compreensão de fontes de financiamento, o que cada tipo de financiador valoriza e como abordar.

Programa:

  • Fontes de Financiamento: crédito, fundos nacionais e europeus;
  • Modalidades de crédito e como funcionam;
  • Como recorrer a incentivos comunitários e nacionais;
  • Apresentação a diferentes públicos: banca, investidores e parceiros

Mentores:
Ana Mendonça e Carla Duarte.

.

Dia 6. Marketing, Comunicação & Pitch

Workshop

Data: 23 de julho

Horário: 17h00 às 19h00

Nesta sessão, os empreendedores irão definir a mensagem, os canais e treinar a apresentação do projeto.

Programa:

  • “Como chegas ao teu cliente?” – Estratégias digitais realistas.
  • Marketing e adequação ao teu negócio.
  • Modelo de Negócios digitais – modelos SaaS, plataformas, marketplaces, etc.
  • Storytelling e Elevator Pitch.

Orador:
Jorge Jorge

Moderação:
Carla Duarte

.

Dia 7. Marketing, Comunicação & Pitch

Mentoria

Data: 24 de julho

Horário: 17h00 às 19h00

Mentoria individualizada para ajudar os empreendedores desenvolverem a sua estratégia digital e formas de comunicar com eficiência.

Mentores:
Jorge Jorge, Carla Duarte e Armando Duarte

.

Dia 8. Sessão Aberta e Esclarecimento: Dúvidas e Apresentação de Projetos

Mentoria

Data: 25 de julho

Horário: 14h30 às 16h30

Esta sessão será dedicada a esclarecimentos individualizados com apoio personalizado a cada empreendedor para cada projeto e apresentação dos projetos desenvolvidos nas duas semanas.

Programa:

  • Sessão de esclarecimento individualizada.
  • Apoio personalizado a quem quiser melhorar o modelo, o pitch ou o plano de ação.
  • Mentores disponíveis durante o dia para sessões rápidas.
  • Apresentação dos projetos pelos empreendedores.

Mentores:
Ana Mendonça, Armando Duarte e Carla Duarte.

.


Mentores e Oradores

Alda Rosendo:

Alda Rosendo é CEO do Grupo Saúde Nuno Mendes desde 2010, organização que lidera com uma visão centrada no desenvolvimento humano, na promoção da saúde integral e na criação de impacto positivo na vida das pessoas e das equipas. É Licenciada em Gestão e Negócios e frequentou as licenciaturas de Solicitadoria e Gestão de Recursos Humanos, áreas que contribuíram para a sua abordagem transversal à liderança e à estratégia. É também Certificada em Consultoria de Imagem, Coach Internacional, Inteligência Emocional e Formadora na Escola Integrativa. A sua liderança é orientada por um propósito claro: inspirar mudança, potenciar talentos e promover o bem-estar físico, emocional e espiritual nas organizações e na sociedade. Acredita numa gestão consciente, empática e estratégica, com foco no crescimento sustentável e na valorização das pessoas.

.

Ana Mendonça:

Em 2017 terminou a licenciatura em Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). No mesmo ano ingressou no Mestrado em Economia na mesma universidade, que concluiu em 2019. Deve a este percurso a sua especialização nas áreas de Economia, Finanças e Gestão. Iniciou o seu percurso profissional em Maio de 2018 com consultora financeira e de projetos de investimento, profissão que atualmente desempenha na DG Consulting. Apresenta elevada experiência na elaboração, execução e acompanhamento de candidaturas a fundos comunitários e nacionais (quer no âmbito do PT2020 como PT2030). Entre as principais tipologias de projetos destacam-se projetos de criação e expansão de empresas, contratação de recursos humanos, inovação, internacionalização, investigação e desenvolvimento tecnológico. Elabora planos de negócios e estudos de viabilidade económico-financeira. Na qualidade de consultora financeira e mentora, colaborou em diferentes projetos direcionados para a capacitação e promoção do empreendedorismo (iniciativas como EMER-N e Empreende 4.0) e também em vários programas de formação – ação.

Competências:

  • Economia, gestão e finanças;
  • Incentivos comunitários e nacionais;
  • Planos de negócios e avaliação de projetos;
  • Análise financeira e gestão empresarial.

.

Armando Duarte:

Em 2023, concluiu o grau de licenciatura no curso de Economia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Atualmente é consultor financeiro na DG Consulting, onde se dedica à análise de mercados, identificação de oportunidades de negócio e elaboração de candidaturas a projetos de investimento. O seu trabalho inclui também o planeamento e execução de projetos de consultoria, bem como a elaboração de planos de negócio. Anteriormente, desempenhou funções como caixeiro na Auto Escapes do Marco (2022 – 2024), sendo responsável pelo atendimento ao cliente, identificação de peças automóveis, gestão de stocks e controlo de inventário, além de executar tarefas administrativas inerentes à função.

Competências:

  • Controlo de orçamentos;
  • Planeamento estratégico;
  • Análise de dados financeiros;
  • Visão estratégica;
  • Planos financeiros.

.

Carla Duarte:

Em 2002 terminou a licenciatura em Relações Internacionais, Económicas e Políticas na Universidade do Minho. Em 2007 ingressou no Mestrado em Finanças na mesma universidade. Concluiu pós-graduação em Gestão de Parques Empresariais (Universidade do Porto) e a especialização em Gestão de Centros Urbanos (CECOA e CCP). Em 2010 conclui o MBA Internacional em Finanças na Universidade Católica. Iniciou a sua carreira profissional na AECL – Associação das Empresas Comerciais de Lousada, onde assumiu o cargo de consultoria financeira. Em 2007, com criação da ADIEL – Associação Desenvolvimento Integrado e Económico de Lousada, foi convidada para o cargo de Diretora Executiva, onde dinamizou o comércio local, coordenou iniciativas com entidades locais, organizou e geriu eventos, além de prestar assessoria financeira aos associados na elaboração de planos de negócios e candidaturas a financiamentos comunitários. Liderou ainda projetos de cooperação e ações coletivas, contribuindo para o desenvolvimento económico regional. No mesmo ano, cofundou a Spaceworkers, Lda, um atelier de arquitetura, onde assume funções de diretoria financeira. Em 2013, decidiu lançar o próprio negócio, fundado a Carla Duarte Consultores, Unipessoal Lda que abrange projetos de inovação social, desenvolvimento local, capacitação e promoção do empreendedorismo. Em 2018 tornou-se sócia e consultora da DG Consulting Lda, onde atua em programas de empreendedorismo e mentoria.

Competências:

  • Gestão e finanças;
  • Incentivos Comunitários e Nacionais;
  • Desenvolvimento e Avaliação de Projetos;
  • Modelos de Negócio e Estratégia Empresarial;
  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Consultoria e Formação;
  • Gestão de Projetos e estratégico;
  • Captação de Investimento e Financiamento;
  • Desenvolvimento Local e Inovação Social.

.

Carlos Bessa:

Em 2022 concluiu o grau de licenciatura no curso de Comunicação e Multimédia na UTAD. Em 2024 concluiu o grau de mestre em Marketing Digital no ISCAP. De momento frequenta uma especialização de Aquisição e Gestão de Tráfego no IPAM. Em 2022 teve a sua primeira experiência profissional numa produtora audiovisual com mais de 80 prémios internacionais, Filmesdamente, onde desempenhou um estágio curricular de 4 meses com função de Assistente de Produção Visual. Nesse mesmo ano ingressou numa start-up portuguesa, Shapeshifters, como assistente de Marketing onde tinha como responsabilidade definir a estratégias de marketing nos diversos canais digitais acabando por sair da mesma no final de novembro de 2024. Em 2023 ingressou numa start-up canadiana, Invictus Gloves, onde foi estagiário de marketing digital durante 4 meses até ser promovido a Head Of Digital Marketing pela mesma. As responsabilidades nesta empresa, para além de liderança de equipa, incorporavam áreas de conhecimento focadas em vendas E-commerce B2B e B2C. No final de 2024 acabou por sair da mesma e em fevereiro de 2025 ingressou na DG Consulting.

Competências:

  • Marketing de Conteúdo;
  • E-mail Marketing;
  • SEO, SEM & PPC;
  • Marketing B2B & B2C
  • Análise de Desempenho
  • Estratégia Digital
  • E-Commerce

.

Jorge Jorge:

Jorge Miguel Jorge é Diretor de Comunicação, Marketing e Marca do Centro Hospitalar Universitário de São João no Porto sendo responsável pelo desenvolvimento e implementação de uma Estratégia Global de Comunicação e Marketing na instituição. Licenciado em Comunicação pela Universidade do Porto, possui um Executive Master (Pós-Graduação) em Marketing pela Católica Porto Business School e mais recentemente um MBA Internacional pela Católica Porto Business School / ESADE Barcelona / PUC São Paulo. É Doutorando em Medias Digitais pela UP e Universidade de Texas em Austin tendo formações em Inovação e Liderança pelo INSEAD em Fontainebleau e mais recentemente em Digital Transformation pela London Business School. É professor na Católica Porto Business School, ISAG e IPAM.

.

O projeto START Esposende Digital Way é promovido pelo Município de Esposende, através da START Esposende, e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito da medida “Vales para Incubadoras e Aceleradoras”.

.

Formalize a sua inscrição aqui.

Partilhar:

Facebook
LinkedIn
Email