Turismo. Linha de crédito de 300 milhões já está disponível

Linha tem como objetivo fazer face às necessidades de liquidez decorrentes dos impactos nas empresas do turismo das restrições motivadas pela situação epidemiológica no país.

O Ministério da Economia anunciou que é disponibilizada, esta sexta-feira, a linha de apoio para o setor do turismo, com uma dotação de 300 milhões de euros, para ajudar as empresas na resposta às necessidades de liquidez. 

“Esta Linha de Apoio é promovida pelo Banco Português de Fomento, em articulação com o sistema bancário, e tem a natureza de uma linha de crédito garantida pelo Estado, com possibilidade de conversão parcial do crédito a fundo perdido, mediante a manutenção dos postos de trabalho”, adianta a tutela num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Com uma vigência prevista até 31 de dezembro de 2021, podem candidatar-se médias, small mid cap, mid cap e grandes empresas do turismo, para um montante de apoio de 4.000 euros por posto de trabalho, com os limites de 25% do volume de negócios em 2019 ou o dobro da massa salarial anual. O prazo máximo das operações será de 6 anos, com 18 meses de carência de capital.

É ainda possível converter em subvenção não reembolsável 20% do valor do financiamento, desde que se verifique a manutenção da totalidade dos postos de trabalho durante, pelo menos, 12 meses a contar da data de contratação.

Em paralelo, a Linha de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Turismo, promovida e gerida pelo Turismo de Portugal, foi reforçada em 20 milhões de euros, passando a ter uma dotação global de 140 milhões de euros. 

Fonte: Notícias ao Minuto

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email