SmartX Europe: Oportunidades para o Têxtil

Com particular enfoque nos têxteis inteligentes, o SmartX Europe abriu as candidaturas para financiar projetos inovadores nesta área. Destina-se a PMEs e start-ups europeias do setor têxtil e setores relacionados e os projetos financiados têm acesso a um apoio de aceleração até 60.000€.

Sem qualquer dúvida podemos afirmar que o Setor Têxtil em Portugal, mais uma vez, demonstrou ter a resiliência e a capacidade de se reinventar em termos de inovação de produtos, matérias primas e processos, para fazer face a esta situação de Pandemia Global pela qual estamos a passar.

Neste contexto, o apoio de entidades como o CITEVE, a ATP, a AEP – entidade parceiras da START Esposende – e a Enterprise Europe Network numa ligação de muita proximidade com as empresas, assumiram particular relevância.

De acordo com vários estudos, o mercado de têxteis inteligentes deverá entrar numa fase de crescimento exponencial, com estimativas que variam de um mercado mundial total esperado de quase 1,5 bilhão de dólares em 2021) a quase 3 bilhões de dólares apenas para o mercado europeu em 2024.

O Setor da Proteção e Defesa, da Medicina e Saúde mostram um grande potencial para as PME apresentarem soluções especificas e personalizadas com fortes oportunidades de expansão.

Com particular enfoque nos têxteis inteligentes, o SmartX Europe abriu as candidaturas para financiar projetos inovadores nesta área. Destina-se a PMEs e start-ups europeias do setor têxtil e setores relacionados.

As empresas que queiram agarrar esta oportunidade podem candidatar-se a este financiamento começando por submeter uma EoI (expressão de interesse) até dia 04 de setembro 2020. Mais info: AQUI. Quanto mais cedo este processo seja iniciado com a submissão da EoI, mais rapidamente será designado um tutor para essas empresas, dentro dos parceiros do SmartX Europe, com vista a apoiá-las na construção e preparação da candidatura.

As candidaturas têm que ser apresentadas até ao final de setembro.

Também relevante é a possibilidade de se inscreverem na comunidade smartX a qual, conta já com 400 membros, e reúne um conjunto de entidades, designadamente empresas, centros de I&D e start-ups de vários países europeus, com forte impacto no desenvolvimento de Têxteis inteligentes.

Trata-se de um excelente local, não só para pesquisa de parceiros, como para lançar desafios.

Precisamos ter noção de que todos os países da Europa fizeram o mesmo que nós – reinventaram-se, criaram novas soluções com tecnologias mais avançadas. O caminho a seguir passa por estar atentos e criar parcerias robustas para a inovação e o crescimento. Precisamos querer trabalhar com eles e não competir com eles!

Mais info: AQUI.

Fonte: Novo Rumo a Norte

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email