Candidaturas até 15 de setembro
O programa de acompanhamento de empreendedores Sherpa Journeys já abriu inscrições.
Projetos do Norte de Portugal e da região espanhola da Galiza que estejam ligados à economia do mar podem candidatar-se até 15 de Setembro e tentar conquistar uma das 12 vagas disponíveis.
Os projetos seleccionados terão acesso a apoio científico e técnico de instituições de ensino, de investigação e de promoção empresarial de Portugal e Espanha. Numa primeira fase, as ideias de negócio passarão por um diagnóstico para que sejam identificadas as mais-valias e os aspectos que podem ser melhorados. Segue-se uma fase de monitorização e recomendações de programas de apoio da Eurorregião Galiza-Norte.
O Sherpa Journeys envolve ainda mentoria em transferência de tecnologia e conhecimento, acesso a uma rede de parceiros e investidores e divulgação da ideia de negócio.
Para concorrer ao Sherpa Journeys, os empreendedores devem ter mais de 18 anos, residência no Norte de Portugal ou na Galiza e uma ideia de negócio ou projecto de relacionado com a Economia Azul.
A iniciativa acontece no âmbito do Sherpa do Mar, um projecto cofinanciado pelo FEDER ao abrigo do programa de cooperação INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP). Segundo é explicado em comunicado, este projecto de cooperação transfronteiriça “tem como principal objectivo promover a competitividade no campo marinho-marítimo da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, através da promoção de empresas de base tecnológica”.
CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Fórum Oceano, U.Porto Inovação e UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto são os parceiros portugueses. Já de Espanha integram o consórcio a Axencia Galega de Innovación, Campus do Mar, Consorcio Zona Franca de Vigo, REDE – Research group in energy, innovation and environment, Universidade da Coruña, de Compostela e de Vigo.
Fonte: Executive Digest