Portugal integra grupo de países “fortemente inovadores”

O European Innovation Scoreboard 2020 revela que Portugal está no pelotão da frente, entre os países mais inovadores da União Europeia (UE), destacando-se no que se refere às PME.

O ranking, divulgado no início desta semana pela Comissão Europeia, baseia-se numa avaliação comparativa do desempenho de I&D, não só nos países da UE, mas também noutros países europeus e de fora da Europa.

O ambiente favorável à inovação e os sistemas de investigação atrativos são apontados como os principais fatores que colocam Portugal na linha da frente nesta área, tendo sido dos países que mais melhorou o seu desempenho entre 2012 e 2019.

É de salientar a pontuação particularmente positiva do país quando a análise se centra nas PME nacionais, que, de acordo com Bruxelas, inovam internamente, em processos e produtos, e apostam na contratação de recursos humanos altamente qualificados.

Dentro da UE, o país que lidera este ranking é a Suécia. No global internacional, a Europa comunitária ocupa a quinta posição do quadro classificativo, que é liderado pela Coreia do Sul, seguida pelo Canadá e Austrália.

Mais informações aqui.

Fonte: IAPMEI

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email