Norte entre as regiões mais inovadoras da Europa da última década

 É a centésima região mais inovadora numa lista de 238.

O Norte do país está entre as regiões mais inovadoras da Europa da última década, nomeadamente quanto ao registo de marcas e design, investimento em máquinas e percentagem de pequenas e médias empresas com inovações tecnológicas, foi revelado esta quinta-feira.

Segundo o relatório Norte Estrutura, documento elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), esta foi a região de Portugal Continental que “mais convergiu” com a média da União Europeia (UE) em matéria de inovação, entre 2011 e 2019.

Entre este período, o Índice Global de Inovação do Norte aumentou de 83,3% para 92,7% da média da UE.

Assim, o Norte torna-se na centésima região mais inovadora da Europa entre as 238 regiões europeias.

Em termos nacionais, esta é a segunda região mais inovadora do país, atrás de Lisboa, atual líder nacional, refere o documento.

A região Norte assume um lugar entre as regiões mais inovadoras da UE devido às despesas de inovação (investimento em máquinas numa lógica de modernização), aos registos de marcas e de design e às percentagens das pequenas e médias empresas (PME) com atividades internas de inovação e com inovações tecnológicas, em termos de produtos e processos.

Fonte: Eco

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email