Ministra da Agricultura anuncia novos apoios do PDR 2020 para instalação de painéis fotovoltaicos, charcas, a jovens agricultores e vinho

O PDR 2020 vai ter novos apoios até Junho de 2021 ao desenvolvimento rural, nomeadamente para instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas, apoio a efluentes agropecuários e agroindustriais, a jovens agricultores, ao sector do vinho e à reabilitação e modernização dos regadios existentes.

O anúncio foi feito hoje, 4 de Maio, pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que participou, com o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, na Audição Regimental, na Assembleia da República.

Na sua intervenção inicial, a governante destacou um novo pacote de medidas de apoio ao desenvolvimento rural, entre elas o apoio à instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas, no valor de 10 milhões de euros, com o objectivo de reduzir os custos energéticos suportados pelos produtores e contribuir para uma agricultura mais sustentável.

Foi também anunciado, para Junho, a abertura de outros avisos, nomeadamente para o apoio a investimentos com impacto na concretização da Estratégia Nacional de Efluentes Agropecuários e Agroindustriais; para a construção de charcas e para a instalação de painéis fotovoltaicos nas unidades de comercialização e transformação.

Especificamente direccionados para os territórios vulneráveis, foram anunciados avisos para apoio aos pequenos investimentos na exploração agrícola e instalação de jovens agricultores.

Sector do vinho

Já para o sector do vinho, o Ministério da Agricultura tem programado um novo pacote de medidas, que integra a inclusão deste sector nas medidas de apoio temporário e excepcional aos agricultores e às PME afectadas pela pandemia, um aumento da capacidade de armazenamento e a possibilidade de abertura de um aviso para a destilação de crise. Por fim, e no âmbito do PDR 2020, Maria do Céu Antunes anunciou que vai reforçar em 4,5 milhões de euros, aos 7 milhões inicialmente previstos, os estudos e projectos de reabilitação e modernização dos regadios existentes.

Fonte: Agricultura e Mar Actual

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email