IVAucher

O  programa IVAucher tem início a 1 de junho e permite que todo o IVA gasto em compras nos setores do alojamento, restauração e cultura possa ser recuperado e acumulado entre 1 de junho e 31 de agosto, desde que peça fatura com NIF português. Este valor acumulado pode depois ser gasto em compras feitas entre 1 de outubro e 31 de dezembro, nesses mesmos setores.

De acordo com o Decreto Regulamentar nº2-A/2021, são elegíveis para beneficiar do IVAucher os consumidores que adiram e que associem o seu NIF a um cartão de pagamento elegível pela entidade operadora do sistema.   

Em relação aos consumidores que sejam sujeitos passivos de IVA ou sujeitos passivos da categoria B de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), “a acumulação do benefício depende da classificação pelo consumidor das faturas e outros documentos fiscalmente relevantes como fora do âmbito da sua atividade profissional, através de aplicação informática da Autoridade Tributária ou do Portal das Finanças“.

Ou seja, um recibo verde que tenha uma determinada despesa num dos setores do IVAucher – restauração, alojamento ou cultura, — só terá direito ao crédito do IVA se não as classificar como despesas relacionadas com motivos profissionais.

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email