Ecossistema empreendedor português afirma-se internacionalmente

Portugal tem sido distinguido por instituições internacionais pelo seu ecossistema empreendedor próspero e pela constante promoção ao desenvolvimento tecnológico e à inovação.

Depois de ser destacado ainda este ano num relatório do Banco Mundial como um dos quarenta países mais propícios para fazer negócio, Portugal foi também considerado pelo European Innovation Scoreboard 2020 o 12º país mais inovador da União Europeia, ocupando a melhor posição de sempre no ranking internacional. O país tem vindo a destacar-se cada vez mais como um hub europeu de empreendedorismo e inovação e razões para tal não faltam.

Para além da disponibilidade de capital e investimento para startups em diversos estágios e do apoio ao seu crescimento por meio de uma ampla rede de organizações especializadas, também estão presentes no país grandes núcleos universitários e comunidades de investigação que promovem continuamente o desenvolvimento tecnológico. É de destacar que Portugal tem um nível de proficiência em inglês “muito elevado”, segundo o relatório EF English Proficiency Index (EF EPI) de 2019. O país ocupou o 12º lugar do índice, juntando-se a um restrito grupo de países – na sua maioria nórdicos – que foram classificados com a nota mais elevada.

O ecossistema português beneficia ainda de vários intervenientes cujo principal objetivo é  proporcionar oportunidades para a comunidade empreendedora portuguesa e partilhar experiências e mentoria. Para criar impacto a nível local, existem incubadoras, aceleradoras e consultoras focadas na inovação tecnológica disponíveis a ajudar os empreendedores a desenvolver as suas ideias. 

(…)

Todos estes fatores contribuem para que Portugal seja considerado um país que preza o desenvolvimento tecnológico e a inovação. Contudo, em tempos difíceis como a pandemia do novo coronavírus que estamos a presenciar, torna-se absolutamente fundamental para qualquer país encontrar soluções para os problemas encontrados. Em abril, Portugal foi classificado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como o país com mais projetos inovadores para combater a Covid-19. Os dados da OCDE mostram que existiam mundialmente 148 soluções criativas, 17 das quais em Portugal.

Esta imagem internacional do país, enquanto hub de inovação, é fruto de um longo percurso de conquistas nos mais variados níveis e da aposta contínua no desenvolvimento tecnológico através de várias instituições e entidades nacionais e locais de promoção ao ecossistema empreendedor português.

Fonte: Sapo24

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email