ChemiTek anuncia nova ronda de investimento de 1.2M€

A startup de Esposende fechou uma nova ronda de investimento para potencializar o crescimento da sua presença nos mercados internacionais e das suas soluções sustentáveis para o setor da energia solar.

Gama de Soluções da ChemiTek para a Indústria Solar

A ChemiTek obteve uma nova ronda de investimentos de 1.2 milhões de euros da Ganexa Capital – lead investor, juntamente com a Statusmaneuver e a EDP Ventures.

É um investimento para expandir o nosso alcance no mercado internacional, para o aprimoramento das nossas soluções sustentáveis, sobretudo no setor solar, e para novas contratações”, diz o fundador e CEO César Martins.

Na mais recente visita à empresa, o Vereador do Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo, Sérgio Mano, e a Coordenadora da START Esposende, Joana Barbosa, tiveram oportunidade de conhecer em pormenor os projetos de futuro da empresa.

.

Além dos investidores mencionados, a empresa, continua ainda a ter como acionistas de referência a Portugal Ventures, SBS StartupBraga, Braincapital e Summa GP.

.

A ChemiTek é uma empresa dedicada ao desenvolvimento, produção e comercialização de soluções personalizadas e inovadoras para a manutenção e limpeza industrial, com particular foco no setor de energia solar. Numa indústria dominada por gigantes mundiais, a investigação e o desenvolvimento são críticos para a competitividade da ChemiTek, conferindo à empresa a capacidade necessária para testar novas matérias-primas e fórmulas, criando e desenvolvendo produtos químicos sustentáveis e inovadores, como o Solar Wash Protect e o Industrial Glass Protect, certificados por laboratórios como o TÜV Sud e CVR.

.

César Martins acredita que “com 70 mil painéis solares a serem instalados a cada hora em todo o mundo, a proposta de valor da ChemiTek será uma grande aliada na hora de garantir a eficiência e limpeza destas superfícies produtoras de energia, reduzindo as perdas de energia provocadas pela sujidade no parque solar”.

.

Diamantino Costa, Managing Partner da Ganexa Capital afirma que a empresa de Esposende “é uma empresa única em Portugal“.

Luís Manuel, administrador executivo da EDP Ventures realça que “O grupo EDP está comprometido em ser neutro em carbono já em 2030 e, para atingir esta meta ambiciosa 20 anos antes do previsto, a produção de energia renovável é fundamental, na qual a energia solar será uma peça-chave. A ChemiTek permite não só aumentar a produção dos painéis solares, maximizando a geração de energia renovável, como também reduzir a necessidade de intervenções de limpeza e manutenção nos parques solares, o que será fundamental para acelerarmos a introdução de energia solar nas nossas redes.”

.

Embora ainda na sua fase inicial, a ChemiTek está a progredir no sentido de um futuro mais limpo ao consolidar a sua presença nos mercados internacionais, e ao criar soluções biodegradáveis e revolucionárias para a limpeza, não só dos painéis solares, mas também das superfícies de vidro, de forma rápida e eficiente para diferentes tipos de sujidade, otimizando a utilização da água no processo de lavagem.

.

A Natureza é parte integrante de Esposende e da vida quotidiana dos seus habitantes, não devendo o desenvolvimento económico envolver nunca um prejuízo do meio ambiente envolvente. Assim, Esposende rejeita absolutamente qualquer tipo de atividade poluente, que coloque em risco a qualidade ambiental do concelho e dos seus habitantes e valoriza a introdução de inovações como as que a ChemiTek desenvolve.

.

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email