Candidaturas ao Incentivo ATIVAR.PT já arrancaram

Este programa, que substitui o Contrato-Emprego, contempla “um aumento do apoio a conceder às empresas que contratem desempregados inscritos nos centros de emprego do IEFP”, destaca o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

De acordo com a notícia avançada pelo notícias ao minuto, arrancaram esta quinta-feira, dia 8 de outubro, as candidaturas à medida Incentivo ATIVAR.PT, que substitui o Contrato-Emprego. Esta nova medida, “com uma dotação total de 25 milhões de euros, contempla um aumento do apoio a conceder às empresas que contratem desempregados inscritos nos centros de emprego do IEFP”, destaca o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).

Segundo este Ministério, está previsto “um aumento de 33% no apoio a conceder às empresas que celebrem contratos de trabalho com desempregados inscritos no IEFP”, por exemplo: “o apoio base de 3.949 euros sobe para 5.266 euros nos contratos celebrados sem termo”.

A tutela informa ainda que são “incluídas majorações para desempregados de longa duração, inativos desencorajados, jovens até aos 29 anos e pessoas com 45 e mais anos, e também para cuidadores informais ou pessoas em situação de sem-abrigo”.

Recorde-se que na semana passada arrancaram as candidaturas ao Estágios ATIVAR.PT, que “contemplam um aumento nas bolsas de estágio para os candidatos com qualificação acima do secundário entre 7,1% e 30,6%”, e que já conta, avança o ministério, com “cerca de 2.120 candidaturas”.

“Estas duas medidas, com uma dotação total de 100 milhões de euros, contemplam um aumento do apoio financeiro quer para os destinatários, quer para as entidades promotoras”, refere o ministério de Ana Mendes Godinho, lembrando que ambos “integram o ATIVAR.PT – Programa Reforçado de Apoios ao Emprego e à Formação Profissional, inscrito pelo Governo no Programa de Estabilização Económica e Social, com o objetivo de assegurar a manutenção do emprego e a retoma progressiva da atividade económica”.

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email