“Bons Ventos” valoriza gastronomia atlântica e atividades náuticas

O Município de Esposende, no âmbito da promoção e valorização dos recursos do território, integrado no projeto financiado “Aldeias de Mar”, vai lançar uma campanha que enfatiza a relação da gastronomia com a atividade náutica de lazer. O epíteto de “Privilégio da Natureza” que Esposende ostenta, deriva do vasto património material e imaterial, intimamente ligado à relação com o mar, o rio e a comunidade piscatória.

Todo este património pode e deve ser projetado, apostando na valorização da sua gastronomia atlântica e no rol de atividades náuticas que os rios e mar proporcionam.


E são precisamente estes dois eixos que definem o âmbito da campanha “Bons Ventos”, configurando-se na sua essência vetores como estratégicos para o território, em particular pela sua capacidade de dinamização económica e turística e atração de públicos externos para o destino.

“Bons Ventos” sugere, desde logo, naturais sinergias entre os dois temas: a influência atlântica na gastronomia local; e o convite desse mesmo mar, do vento e da excecional costa para a prática de desportos de água, onde o kitesurf regista crescente adesão.

O desenvolvimento de um conceito base unificador permitirá criar um fio condutor, possibilitando uma abordagem integrada e comunicando um contexto comum que, ao unificar e dar coerência ao todo, potencia ambas as partes.
Tendo em conta todos estes contextos anteriormente assinalados, consideramos que a predominância do vento no nosso território pode ser analisada como um ponto forte, ou mesmo uma oportunidade – contrariando os “detratores” da Nortada.
Neste ambiente atual que se pretende de retoma económica – embora ainda muito devastada pelos efeitos da pandemia – pretende-se adotar um racional de comunicação, assente no Vento e na mensagem de esperança, em que a marca será sempre: “BONS VENTOS”.

Existe, pois, uma nova vida depois da pandemia, em que se pretende comunicar o destino “Esposende” através da gastronomia e da náutica, indo à bolina do Vento.

A campanha é um apelo constante à ação e experiência e, fundindo a náutica com a gastronomia, invocamos as palavras DESCOBRE, PRATICA, SABOREIA.

Assente em suportes físicos de comunicação, a divulgação far-se-á, essencialmente, através de meios online. A conceção e concretização desta Campanha de Marketing para o destino surge no âmbito da candidatura ao PO Mar 2020 – Operação n.º MAR-04.03.01-FEAMP-0326 – “Aldeia de Mar – Esposende”, em que se assume Esposende com um território de Mar e que integra uma oferta turística de náutica e de gastronomia, com inegável potencial de crescimento.

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email